10 março, 2010

Republicano...

"Francisco de Almeida Grandela nasceu em Aveiras de Cima em 23 de Julho de 1853 e morreu em 20 de Setembro de 1934, na Foz de Arelho - Caldas da Rainha.
Filho de um médico, extremamente pobre, aos onze anos teve que interromper os estudos para se empregar numa loja da Rua dos Fanqueiros em Lisboa.

Voltou a casa paterna passado três anos, onde aproveitou para melhorar o seu Francês durante um ano. Voltou a Lisboa, e passado 26 anos, agora com 37/38 anos, procura realizar o seu grande objectivo. Estabelecer-se. Valeu-lhe um amigo na altura, Francisco da Conceição Silva, sócio da Fábrica de Bolachas de Sto Amaro o qual lhe emprestou dinheiro para abrir a sua primeira e modesta loja, de nome “Fazendas Baratas”. A seguir fundou a “Loja do Povo” no Rossio. Para impressionar o público por um lado e por outro porque era republicano convicto, pintou a fachada e armação do estabelecimento de vermelho tendo um corpulento porteiro vestido da mesma cor. Por esta passagem o Visconde da Graça, seu senhorio não gostou desta atitude, e aumentou-lhe extraordinariamente a renda promovendo-lhe o despejo. Assim estabeleceu-se na Rua do Ouro com o centro Comercial mais tarde o Novo Mundo.

Foi um dos maiores entusiastas do descanso semanal fundou assim o jornal “O Domingo”, e mais tarde o jornal Federação Comercial. F.A. Grandela desenvolve tal propaganda comercial, que acaba por introduzir nos seus estabelecimentos um dia de descanso. Depois de uma breve passagem por França e Londres, regressa com novas ideias que colocou em prática, revolucionando assim Lisboa . Começou por comprar o prédio na esquina da Rua do Ouro com rua da Assunção, e ali inaugura os “Armazéns Grandela”, fruto do seu sonho um superfície comercial no estilo do Printemps de Paris.

Simultaneamente fundou algumas unidades fabris de têxteis, móveis, etc. Prosperando de tal modo à opulência e muito crédito bancário.

Foi também,um dos fundadores do Teatro dos Condes e Clube dos Makavenkos. Dirigiu revistas ilustradas como o “Passatempo”e “Cidade e Campos. Fundou em Benfica um Bairro Social para os seus empregados e operários, com a creche e Escola Primária à qual deu o nome do seu amigo Dr. Afonso Costa. Particionou um Santo António Anti-Tuberculosos, em Cabeço-de–Montachico.

Tendo vivido oitenta e um anos, teve tempo com a sua tenacidade de realizar tudo o que mais desejou na vida , procedendo com altruísmo assinalável.


Grandela ao frequentar as Termas das Caldas,  descobriu a Foz de Arelho. Em 1898 iniciou a construção de uma moradia, que de 1902 a 1907 viria a ser ampliado, sendo quase lendários seus interiores com traça manuelina. Mandou construir outros edifícios entre os quais: Uma Escola que ainda existe, a capela Sta Matilde (nome da mãe), e um torreão estilo árabe, com falcoeiros de origem berbere e ainda a Casa do Grandela recebia no seu palacete inúmeros amigos de influência social e politica na época. Entre eles Custódio Maldonado Freitas, Afonso Costa, Sebastião de Lima…"

 in, Caldas da Rainha, Vista em Cem Biografias
  


















Sem comentários:

Enviar um comentário