21 fevereiro, 2010

As eleições Municipais de 1908

     "Neste dia de 1 de Novembro passa o primeiro Centenário das eleições municipais em Portugal que deram ao Partido Republicano Português (P.R.P.) uma expressividade inédita nalgumas localidades, com especial destaque para Lisboa, onde o executivo camarário passou a ser totalmente republicano e, ao qual, o presidente da Câmara das Caldas, Sangreman Henriques, eleito nesse sufrágio, enviou uma carta de cortesia e felicitações, apesar de, aqui nas Caldas a vitória ter sido dos monárquicos, que foi apoiada, satiricamente, nas páginas de os Ridículos, como é exemplo uma primeira página, datada desse ano.

     O município das Caldas não abraçou, em 1908, a causa republicana. (…) E se a câmara mudaria em 1910, no Hospital contudo o administrador Cymbron cumpriria o seu mandato nos dois regimes políticos, o que constitui um feito interessante e a merecer o estudo em curso (...).

     A célula republicana do P.R.P., nas Caldas, fundada no final de 1906, perdeu as eleições municipais de 1 de Novembro de 1908, com uma lista encabeçada pelo advogado Joaquim Manuel Correia, apesar de, no início do ano, a 5de Abril o Partido ter sido largamente vitorioso no País, nas eleições gerais de deputados para o Parlamento, onde, nas Caldas, tivera um resultado, sobretudo na vila, menos no conselho.

       Nas eleições municipais, os republicanos concorreram contra os monárquicos coligados, ou seja, os regeneradores e progressistas juntos na mesma lista. Esta venceu, tendo o P.R.P apenas recebido um número de votos idênticos aos filiados no Centro Republicano. Alguns dias depois, a 29 de Novembro, nas eleições das juntas de paróquia, também os republicanos não venceriam nas Caldas, ao contrário do que aconteceu, por exemplo, na junta do Bombarral."

           in, Gazeta das Caldas da Rainha, 31 de Outubro de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário